As Palavras Variáveis
Na língua portuguesa existem dez classes de palavras. Seis são variáveis, isto é, flexionam-se em gênero, número etc.
Palavras Variáveis
- Substantivos são palavras que designam os seres.
Exemplo: Passando por uma rua, encontrei um menino que procurava a casa de um amigo. - Artigos são palavras antepostas aos substantivos para determiná-los. Indicam gênero e número do substantivo.
Exemplo: Passando por uma rua, encontrei um menino que procurava a casa de um amigo. - Adjetivos são palavras que expressam as qualidades ou características dos seres.
Exemplo: Passando por uma rua deserta, encontrei um menino triste que procurava a casa de um pequeno amigo. - Numerais são palavras que designam números ou a ordem de sua sucessão.
Exemplo: Passando pela primeira rua, encontrei dois meninos que procuravam a casa de dois amigos. - Pronomes são palavras que substituem ou acompanham um substantivo tomado como pessoa do discurso.
Exemplo: Encontrei um menino. Ele procurava a casa de um amigo e me pediu ajuda. - Verbos são palavras que exprimem ação, estado, fatos etc.
Exemplo: Passando por uma rua, encontrei um menino que procurava a casa de um amigo.
As Palavras Invariáveis
Palavras Invariáveis
- Advérbios são palavras que modificam o sentido do verbo, do adjetivo ou de outro advérbio.
Exemplo: Ontem encontrei um menino muito esperto que procurava a casa de um amigo. - Preposição é uma palavra que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo relação entre ambos.
Exemplo: Procurava a casa de um amigo. Recorreu a mim para pedir ajuda. - Conjunções são palavras que ligam orações ou palavras da mesma oração.
Exemplo: O menino e a irmã procuravam, mas não conseguiam encontrar. - Interjeições são palavras ou locuções que exprimem um estado emotivo.
Exemplo: Oba! – disse o menino. – Encontrei meu amigo.
0 Comentários