O conhecimento do trabalho do sistema musculoesquelético é a base dos exames, das avaliações e das intervenções ortopédicas. Um dos princípios básicos do estudo da anatomia e da biomecânica afirma que a morfologia está relacionada à função, considerando-se que a função de uma estrutura costuma ser determinada por meio de seu desenho.
Com base na morfologia e na função, os tecidos do corpo humano são classificados em quatro grupos básicos: epitelial, nervoso, conjuntivo e muscular.
Tecido Epitelial
O tecido epitelial é encontrado em todo o corpo humano sob duas formas: membranoso e glandular. O epitélio membranoso forma estruturas como a camada externa da pele, o revestimento interno das cavidades e do lúmen do corpo, bem como o revestimento dos órgãos viscerais. O epitélio glandular forma a parte secretora das glândulas.
Tecido Nervoso
Este tecido auxilia a coordenação dos movimentos por meio de um complexo sistema de controle motor dos programas motores pré-estruturados e de uma rede distribuída de vias reflexivas intermediárias localizadas em todo o sistema nervoso central.
Tecido Conjuntivo
O tecido conjuntivo é encontrado em todo o corpo humano e divide-se em subtipos de acordo com a matriz de ligação das células. Ele serve de apoio estrutural e metabólico para outros tecidos e órgãos, incluindo ossos, cartilagem, tendões, ligamentos e tecido sanguíneo.
Subtipos de Tecido Conjuntivo:
- Tecido conjuntivo embrionário
- Tecido conjuntivo propriamente dito
- Tecido ósseo e cartilaginoso
- Tecido sanguíneo (vascular)
Tecido Muscular
O tecido muscular é responsável pelo movimento de substâncias em todo o corpo, pelo movimento de uma parte em relação à outra e pela locomoção. Existem três tipos de tecido muscular: liso, cardíaco e esquelético.
Colágeno
O colágeno é uma proteína de matriz extracelular que desempenha um papel importante na manutenção da integridade estrutural dos tecidos, sendo responsável pela resistência à tensão. Ele é formado em quatro etapas e existe em vários tipos, com diferentes funções no corpo.
Elastina
A elastina é a proteína responsável pelas propriedades elásticas dos tecidos, como pele, pulmões e vasos sanguíneos. Suas fibras alongam-se e retornam à forma original com a liberação da tensão.
Tendões e Ligamentos
Os tendões e ligamentos são feitos de colágeno e são responsáveis por ligar músculos a ossos (tendões) ou ossos entre si (ligamentos), proporcionando resistência e estabilidade às articulações.
0 Comentários