Mono e Multiusuário / Mono e Multitarefa
Monousuário – um usuário por CPU.
Multiusuário – mais de um usuário por CPU. A CPU, sendo uma, só pode atender um usuário por vez.
Monotarefa (Monoprogramado) – executa um programa por vez. Somente um programa na memória. A CPU só é liberada ao término do programa.
Multitarefa (Multiprogramado) – mais de um programa na memória em execução. Exige técnicas de multiprogramação. As tarefas são executadas em ordem de chegada, mas pode não ser completada.
Mono e Multiprocessados
Monoprocessadores – uma CPU.
Multiprocessadores – várias CPUs em 1 computador (alto custo). Visa diminuir o tempo de resposta e garantir maior tolerância a falhas.
Sistemas Multiprocessados Fracamente Acoplados – duas ou mais CPUs compartilhando apenas alguns recursos da máquina.
Sistemas Multiprocessados Fortemente Acoplados – duas ou mais CPUs compartilhando a mesma memória, o mesmo sistema operacional e os mesmos recursos de periféricos.
Processamento
Processamento em Lote (Batch) – grupos de programas e tarefas executados do começo ao fim, um após outro, sem interferência humana.
Processamento em Tempo Real (On-Line) – acesso direto e instantâneo aos dados, com uso do recurso de "spooling".
Processamento Centralizado – onde dados e programas ficam centralizados em um único computador. A máquina central deve ser robusta.
Processamento Distribuído – quando dados e programas são distribuídos em vários computadores interligados que se comunicam por mensagens.
Software e Linguagens de Programação
Software – a parte lógica do sistema. Sem o software, o computador não teria inteligência.
Linguagens de Programação – são utilizadas para ensinar o computador como trabalhar, traduzindo algoritmos para a linguagem de máquina.
Elementos de Programação incluem constantes, variáveis, operadores aritméticos, lógicos e relacionais, além do controle de fluxo como "Se... Então", "Escolha", entre outros.
0 Comentários