Periféricos de Entrada e Saída
Periféricos de Saída (Output)
Estes periféricos exibem os dados e informações após o processamento.
Impressoras
Periférico clássico de saída vem tendo grande desenvolvimento nos últimos anos. Podemos dividir as impressoras, didaticamente, em grupos:
- De Impacto - Matrizes de agulhas, batem em uma fita e imprimem por impacto. São usadas principalmente em ambientes onde é necessário imprimir várias vias de um documento.
- Jato de Tinta - Impressoras de grande êxito comercial, com microgotículas e piezoelétricas. São mais detalhadas quanto maior a resolução e controle de tinta.
- Laser - Utilizadas no meio corporativo pela alta velocidade e qualidade. A impressão é feita com toner e a resolução varia de 600 a 2400 dpi.
- Fusão Térmica - Utiliza a tecnologia de aparelhos de FAX, "queimando" áreas específicas de papel.
Monitores
Dispositivo clássico de saída, semelhante aos televisores. Trabalham com feixes de elétrons que excitam átomos de fósforo na tela. Cada ponto é chamado de pixel.
Plotters ou Traçadores Gráficos
Usados para aplicações profissionais em engenharia e sinalização, os plotters utilizam movimento vetorial para imprimir ou cortar diversos materiais.
Periféricos de Entrada e Saída (I/O)
Esses periféricos servem tanto para guardar a saída como a entrada do processamento. Incluem periféricos de armazenamento e de comunicação.
Disquetes
Dispositivos antigos de armazenamento que funcionam por meio magnético. Possuem capacidades que variam de 360 KB a 2.88 MB.
Hard Disk (HD)
Essencial para o armazenamento de dados em computadores, com capacidade de 1 GB a mais. A velocidade de rotação influencia diretamente na taxa de transferência.
CD-R e CD-RW
O drive de CD-R consegue gravar CDs, diferentemente do CD-ROM, que apenas os lê.
0 Comentários