A Camada Física das Redes de Computadores: Desvendando a Magia dos Uns e Zeros

De certa forma, a camada física do nosso modelo de rede por empilhamento é a mais complexa. Seu foco principal é mover uns e zeros de uma extremidade do link para a outra. Mas estão envolvidos princípios muito completos de matemática, física e engenharia elétrica para transmitir enormes volumes de dados por meio de fios minúsculos em velocidades incríveis.

Felizmente para nós, a maior parte dessa tecnologia está em outras áreas. O que você, aspirante a especialista em suporte de TI, precisa saber sobre a camada física é muito mais acessível. Até o fim desta lição, você terá uma base sólida sobre a camada física que lhe permitirá solucionar adequadamente problemas de rede e configurar novas redes. Vamos entrar de cabeça.

A camada física consiste em dispositivos e meios de transmissão de bits pelas redes de computadores. O bit é a menor representação de dados que um computador pode entender. É um ou zero. Esses uns e zeros enviados pelas redes no nível mais inferior formam os quadros e os pacotes de dados de que falaremos quando abordarmos as outras camadas.

A questão é que não importa se você está ouvindo on-line sua música favorita, enviando um e-mail para seu chefe ou usando um caixa eletrônico, o que de fato você está fazendo é enviando uns e zeros na camada física das muitas redes diferentes entre você e o servidor com o qual você está interagindo.

Um cabo de rede de cobre padrão, depois de conectado aos dispositivos em ambas as extremidades, conduz uma carga elétrica constante. Os uns e zeros são enviados através desses cabos de rede por meio de um processo chamado modulação. A modulação é uma maneira de variar a tensão desta carga que se move pelo cabo. Quando usado em redes de computadores, este tipo de modulação é mais conhecido como codificação de linha. Ela permite que dispositivos em qualquer extremidade do link entendam que uma carga elétrica em um determinado estado é zero, e em outro estado é um. Com destas técnicas aparentemente simples, as redes modernas conseguem movimentar 10 bilhões de uns e zeros em um único cabo de rede a cada segundo.

Postar um comentário

0 Comentários