O tipo mais comum de cabeamento usado para conectar dispositivos de computação é conhecido como par trançado. É chamado de par trançado porque possui pares de fios de cobre que são trançados entre si. Esses pares funcionam como um único canal de informação e a forma trançada ajuda a proteger contra interferências eletromagnéticas e crosstalk com outros pares.
Um cabo Cat6 padrão tem oito fios, formando quatro pares trançados dentro de uma única capa. O número de pares em uso depende da tecnologia de transmissão usada. Mas em todas as formas modernas de redes, é importante saber que esses cabos permitem a comunicação duplex. Comunicação duplex é o conceito de que as informações podem fluir pelo cabo em ambas as direções.
Por outro lado, a comunicação simplex é unidirecional. Pense em uma babá eletrônica, em que a transmissão de dados ocorre só em uma direção: comunicação simplex. Já o telefonema é duplex, pois ambas as partes podem ouvir e falar. Os cabos de rede garantem a possibilidade da comunicação duplex reservando um ou dois pares para comunicação em uma direção. Depois usam mais um ou dois pares para se comunicar na outra direção. Assim, os dispositivos nos dois lados do link de rede podem se comunicar um com o outro ao mesmo tempo. Este é o full duplex.
Se houver algo errado com a conexão, o link de rede pode funcionar parcialmente e operar como half duplex. Half duplex significa que, embora a comunicação seja possível nas duas direções, apenas um dispositivo pode se comunicar por vez.
0 Comentários