Todos os dispositivos de rede que você aprendeu existem para que os computadores possam se comunicar entre si, estejam eles na mesma sala ou a milhares de quilômetros. Temos chamado esses dispositivos de nós, e vamos continuar chamando-os assim, mas é preciso entender os conceitos de servidores e clientes. A maneira mais simples de pensar em um servidor é como algo que fornece dados para algo que solicita esses dados. O que recebe os dados é chamado de cliente.
Embora digamos que os nós são servidores ou clientes, a razão pela qual usamos uma palavra tão vaga é que não são apenas os nós que podem ser servidores ou clientes. Cada programa de computador em execução no mesmo nó pode ser servidor e cliente uns para os outros. Também vale destacar que a maioria dos dispositivos não é apenas servidor ou cliente. Quase todos os nós são os dois em algum momento.
É isso que eu chamo de multitarefas. Dito isso, na maioria das topografias de rede, cada nó é precipuamente servidor ou cliente. Às vezes chamamos servidor de e-mail de servidor de e-mail, ainda que ele seja cliente de um servidor DNS.
Por quê? Porque o principal motivo de sua existência é servir dados aos clientes.
Da mesma forma, se uma máquina desktop atua ocasionalmente como servidor no sentido de fornecer dados para outro computador, o principal motivo de sua existência é pegar dados dos servidores para que o usuário no computador possa fazer o seu trabalho. Resumindo: servidor é qualquer item que forneça dados a um cliente, mas também usamos essas palavras para nos referirmos ao objetivo principal dos nós na rede.
0 Comentários