Periféricos de Entrada (Input)

Periféricos de Entrada

Como o próprio nome diz, é o hardware utilizado para a entrada de dados, informações e comandos na máquina.

Teclado

Dispositivo padrão para a entrada de dados. Basicamente, o teclado mais utilizado hoje é o de membrana, que é mais barato, apesar de menos durável. Outro tipo que já foi muito utilizado é o teclado indutor. Hoje também estão em modo os teclados ergonômicos, com formato que propicia uma postura natural das mãos, minimizando riscos à saúde.

Mouse

Dispositivo apontador muito utilizado em ambientes gráficos, como o windows 3.x e windows 9x, apesar de sua existência ser antiga, ainda no tempo do DOS. O tipo mais utilizado é o serial, padrão windows, geralmente instalado na porta COM 1. O padrão IBM, e alguns Compacs, utilizam mouse PS 2.

Scanner

Dispositivo digitalizador de imagens. Seu funcionamento consiste na iluminação da página e captação da luz refletida. Um chip sensível à luz, codifica cada ponto de imagem em dados digitais. Os scanners podem ser coloridos ou Preto e Branco. De mão ou de mesa. Outra característica é sua resolução óptica, ou seja, até quantos pontos podem ser detectados e isolados por unidade linear, numa imagem. Isso define a nitidez que a imagem pode assumir pois, quanto maior a resolução mais nítida a imagem, e maior será o arquivo resultante.

Leitora Ópticas e Magnéticas

Leitora de caracteres de barras, ou outros caracteres ópticos, muito utilizado na automação comercial e controle de estoque e mercadorias. As leitoras magnéticas são utilizadas em caixas de banco para a leitura de cheques. Outros exemplos são as leitoras ópticas de cartões de jogos (tipo da loto) e leitora óptica de cartões de respostas em concursos e vestibulares.

Câmera de Vídeo

Câmera de vídeo digital, onde as imagens são digitalizadas por um transistor foto-sensor, em vários quadros. Parecido com a câmera de fita.

Câmera Digital

Câmera cujo funcionamento é análogo à uma câmera fotográfica normal que, ao invés de sensibilizar um filme, a luz é captada por um transistor foto-sensível, e a imagem é digitalizada, ponto a ponto.

CD-ROM

Compact Disk – Read Only Memory - disco compacto de apenas leitura. Este periférico, como o nome diz, é de apenas leitura, ou seja, um dispositivo normal de CD-ROM só consegue ler o CD (disco), não conseguindo alterá-lo, ou seja, gravar ou apagar dados.

DVD-ROM

Digital Video Disk – Read Only Memory ou Digital Versatily Disk – Read Only Memory. O DVD é muito parecido com o CD, mesmo em tecnologia. A sua grande diferença reside no fato da maior capacidade de armazenamento do DVD, podendo chegar a 4,7 GB por lado do disco. Isto possibilita a digitalização de filmes de longa metragem, com som qualidade de CD, e várias dublagens e legendas em vários idiomas.

Mesa Digitalizadora

Periférico de entrada, muito utilizado no setor de artes gráficas e engenharia, que digitaliza os movimentos de uma caneta óptica em uma superfície especial. Na realidade existem vários tipos de mesas digitalizadoras para os mais variados fins.

Postar um comentário

0 Comentários