Hubs e switches são os principais dispositivos para conectar computadores a uma única rede, geralmente chamada de LAN, ou local area network. Mas muitas vezes queremos enviar ou receber dados de computadores em outras redes. É aí que os roteadores entram em ação. O roteador é um dispositivo que consegue encaminhar dados entre redes independentes. Enquanto o hub é um dispositivo de camada 1 e o switch é um dispositivo de camada 2, o roteador opera na camada 3, na camada de rede.
Assim como o switch consegue inspecionar dados Ethernet para determinar para onde enviá-los, o roteador consegue inspecionar dados de IP para determinar para onde enviar os dados. Os roteadores armazenam tabelas internas com informações sobre como direcionar o tráfego entre diferentes redes de todo o mundo.
O tipo mais comum de roteador que você vai ver é o de rede doméstica ou pequeno escritório. Esses dispositivos geralmente não têm tabelas de roteamento muito detalhadas. O objetivo desses roteadores é principalmente tomar o tráfego proveniente da própria casa ou LAN do escritório, e encaminhá-lo ao ISP (Internet Service Provider). Depois que o tráfego chega ao ISP, um tipo mais sofisticado de roteador assume o controle. Esses roteadores centrais formam a espinha dorsal da Internet e são diretamente responsáveis pela forma como enviamos e recebemos todos os dados pela Internet a cada dia.
Os roteadores centrais do ISP não só lidam com muito mais tráfego do que o roteador de uma casa ou pequeno escritório, eles também têm que lidar com uma maior complexidade para decidir para onde enviar o tráfego. Um roteador central geralmente tem muitas conexões com muitos outros roteadores. Os roteadores compartilham dados entre si através de um protocolo conhecido como BGP, ou Border Gateway Protocol. Ele permite que os roteadores detectem os caminhos ideais para encaminhar o tráfego. Quando você abre um navegador web e abre uma página, o tráfego entre computadores e servidores da web pode ter viajado por mais de dezenas de roteadores diferentes. A Internet é incrivelmente grande e complicada. E os roteadores são guias globais para levar o tráfego para os lugares certos.
0 Comentários