Quando você vai à escola ou a qualquer outro lugar, provavelmente já deve ter reparado no rosto das pessoas que passam. Alguns deles denotam alegria, prazer, e outros, tristeza ou preocupação.
Esses sentimentos que as pessoas expressam provêm do seu interior, de seu mundo psicológico.
Assim sendo, a ciência que estuda o mundo psicológico, isto é, a parte espiritual de cada um de nós e suas manifestações, é denominada Psicologia.
Ao estudar essas manifestações ou o comportamento do ser humano, a Psicologia estará se preocupando com o caráter da pessoa.
Você já deve ter ouvido ou lido as seguintes frases:
- Ermínio é uma pessoa de caráter.
- Dirce possui um caráter marcante.
- Mariano é uma pessoa de mau caráter.
O caráter refere-se à conduta de uma pessoa, analisada como certa ou errada, dependendo daquilo que possa ser aceito ou não pelo seu grupo social e pela sociedade.
Para que você possa compreender melhor essa importante característica do homem, vamos fazer a seguinte comparação:
Quando uma firma lança um determinado produto, seja um refrigerante, um novo tipo de sabão ou um brinquedo, ela lhe confere uma marca.
Personalidade e Temperamento
Não se deve confundir caráter com personalidade e temperamento.
Personalidade é conjunto de características individuais que tornam as pessoas diferentes umas das outras.
Temperamento representa o conjunto de inclinações naturais que cada pessoa apresenta em sua personalidade que orienta a sua maneira de ser e de agir. Por exemplo: ser introvertido, isto é, mais fechado, voltado para si próprio, ou extrovertido, isto é, dado, expansivo, são traços do temperamento da pessoa.
A Formação do Caráter
A Família
Para você saber onde e como o indivíduo vai adquirindo os elementos que determinam o seu caráter, observe a cena abaixo.
Nos seus primeiros anos de vida, no convívio com a família, você vai observando o que acontece ao seu redor, passa por várias experiências e começa, assim, a juntar elementos que vão concorrer para a formação do seu caráter.
Assim, a primeira instituição que contribui para a formação do caráter é:
0 Comentários